Latest News

Jesus era Adorado no Antigo Testamento?

Jesus Cristo é nos revelado nas escrituras como sendo o Filho de Deus, a segunda pessoa da Trindade, Sendo o próprio Deus em Essência. Entenda como Jesus era Adorado no Antigo Testamento e como se revelou aos antigos patriarcas.

Razões para examinar os textos do Antigo Testamento 


É dito do Messias, em um discurso com dois de seus discípulos, que “começando por Moisés, e todos os profetas, ele expôs-lhes em todas as Escrituras, as coisas a seu respeito”. E subsequentemente: “Estas são as palavras que eu vos disse quando ainda estava convosco, que todas as coisas que estavam escritas na lei de Moisés, e nos profetas, e nos Salmos, a meu respeito deveriam se cumprir. Então ele abriu seus entendimentos, para que pudessem entender as Escrituras.” Em outra ocasião ele disse: “Examinai as Escrituras; porque neles julgais ter a vida eterna; e são eles que de mim testificam”. E ainda: “Se tivesses acreditado em Moisés, terias acreditado em mim; pois ele escreveu sobre mim. Mas, se não acreditais em seus escritos, como acreditareis em minhas palavras?”

Em seu advento, de acordo com uma predição de Isaías, ele foi chamado de Immanu-El, Deus conosco . Em conformidade[16] com outra previsão, era função de seu precursor preparar o caminho de Jeová - o Senhor . E um anjo anunciou aos pastores: “A vós nasceu um Salvador, que é Cristo, o Senhor” ( Jeová ). “Filipe disse a Natanael: Achamos aquele de quem Moisés na lei e os profetas escreveram , Jesus de Nazaré.

Devemos inferir naturalmente dessas passagens que a Pessoa oficial delegada, Jesus, o Cristo, era o tema das Escrituras do Antigo Testamento; que sua agência oficial e relações estavam lá continuamente e amplamente tratadas; que seu caráter complexo, suas prerrogativas divinas, seus ofícios proféticos, sacerdotais e régios, suas obras como Criador, Legislador e Governante, e suas relações como Convênio e Redentor, foram claramente estabelecidos e foram os objetos reconhecidos e reconhecidos do fé e confiança dos patriarcas, profetas e todos os verdadeiros adoradores. 

E esse, sem dúvida, foi o caso. Ele era o Jeová do Antigo Testamento; o Elohe dos patriarcas e de Israel; o Anjo ou Mensageiro Jeová, o Jeová Zebaoth, o Adonai, o Messias das antigas dispensações. Sob essas e outras designações, Moisés, os salmistas e os profetas escreveram sobre ele; viu, reconheceu e acreditou nele; o adoraram e o louvaram no tabernáculo e no templo; reconheceram e obedeceram a ele como seu legislador, e confiaram nele como seu Salvador. 

A fé deles repousava nele como o objeto atual de sua homenagem e confiança, afirmando suas prerrogativas, dispensando seus benefícios e em todas as suas relações exercendo sua agência oficial. Eles o consideraram não apenas como ele foi tipificado, mas como ele então se manifestou e executou seus ofícios. Em alguns aspectos, suas futuras manifestações,[17] e especialmente seus sofrimentos e morte pela expiação do pecado, foram vividamente prefigurados por ritos típicos e foram objetos de sua fé; mas em outros aspectos, como Mediador, Profeta, Legislador, Sacerdote e Rei, ele era o objeto atual de sua homenagem, fé, amor e obediência. A fé de Abel, Enoque, Noé, Abraão e seus sucessores abrangeu sua pessoa e suas prerrogativas e obras oficiais e, portanto, foi eficaz para a justificação, precisamente como a dos crentes sob a presente dispensação, que são, portanto, descritos como andando no passos daquela fé de Abraão que foi contada como justiça. A fé que foi instrumental em sua justificação foi o exemplo de todos os crentes sob a antiga e daqueles sob a presente dispensação. A ele os patriarcas ergueram altares e ofereceram sacrifícios e orações, e dele receberam presentes e promessas. Para ele, os ofícios ministeriais e os serviços típicos do sacerdócio levítico tinham referência imediata. No tabernáculo e no templo, como Profeta, Sacerdote e Rei, ele os instruiu, prescreveu sua adoração e obediência; e como seu atual legislador e governante, exerceu sobre eles seu governo providencial e moral. 

Tudo isso está implícito, de fato, nos fatos de que a Igreja daquela época e a dos dias atuais são as mesmas; que o método de salvação pela fé nele era o mesmo de agora; e que ele era o Salvador e o Mediador como eles e no presente: e, caso contrário, não é percebido como uma resposta inteligível ou satisfatória pode ser dada às perguntas: Como ele exerceu o cargo de Mediador sob a economia antiga? Que arbítrio ele exerceu em relação ao seu povo? Como ele exemplificou seus ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei? Uma referência às designações pelas quais foi reconhecido, e o[18] atos atribuídos a ele em conexão com essas designações, fornecerá a resposta apropriada. Se foi Ele quem apareceu em forma de homem a Abraão, nas planícies de Manre, caminhou e conversou com ele como um homem e ouviu as orações dirigidas diretamente a ele em nome da habitação justa em Sodoma; e quem, sob várias designações, apareceu da mesma forma a Jacó, a Moisés, a Balaão, a Josué, a Gideão, a Manoá, a Davi e outros; então podemos concluir com segurança que, sob as mesmas designações, ele era familiarmente conhecido e adorado durante as dispensações patriarcais e levíticas.

*Conheça 03 Cursos para Obreiros que vão te prepara para a obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário